Cantinho Cabelos

terça-feira, 08 de setembro de 2015.

Como o cabelo cresce? E por que cai? Veja explicações


E ai meninas?  O que estão achando das matérias?  Estão achando importantes?

E vamos a mais uma matéria importantíssima pra saúde das nossas madeixas!!  Vamos falar do crescimento e da queda...  Como acelerar um  J e evitar o outro L

J Como o cabelo cresce?

Localizados no bulbo capilar, região da cabeça onde os fios se desenvolvem, os queratinócitos são as células responsáveis pelo crescimento dos cabelos por que se dividem e se multiplicam. Quando eles se dividem, fazem os fios crescerem ao serem pressionados para cima. 

L E por que cai?

No entanto, ao mesmo tempo que os cabelos nascem e crescem, outros fios estão morrendo. É normal que uma pessoa jovem perca até 100 fios por dia.
Somente quando esse número aumenta muito pode-se considerar um quadro de calvície, condição mais comum entre os homens. Por ser hereditário, o problema pode ser notado entre rapazes que têm pais carecas.
Além do fator genético, doenças e até mesmo estresse e desgaste emocional são causas comuns da queda de cabelos. Entre mulheres, por exemplo, é comum que ocorra perda dos cabelos no período pós-parto. São inúmeros os motivos pelos quais os cabelos podem cair de forma drástica. Além dos problemas emocionais citados, os fios podem enfraquecer por alimentação inadequada, manter os cabelos presos por muito tempo ou até por exposição prolongada em piscinas com cloro.

By Bolsa de Mulher

Algumas dicas para deixar os cabelos bem bonitos:

  • Utilizar Shampoo e Condicionador indicado para o seu tipo de cabelo;
  • Fazer hidratações semanais ou a cada quinze dias;
  • Não esquecer o filtro específico para cabelos antes da exposição solar;
  • Corte os fios a cada três meses para que percam as pontas duplas e ganhem força.

Espero que curtam muito essas dicas.

Até a próxima.

Beijinhos carinhosos.
 


-----x-----


quinta-feira, 03 de setembro de 2015.


5 problemas típicos de cabelos longos e 5 soluções definitivas


Vamos lá meninas!!  Vamos cuidar dos nossos longos fios usando essas dicas...

Fios longos e cheios de movimentos são o sonho de muitas mulheres, mas quem tem o cabelo comprido bem sabe que mantê-los impecáveis não é tão fácil. Veja como resolver problemas que toda mulher que tem cabelão conhece bem.



1 - Pontas secas e raiz oleosa




Esses dois problemas geralmente aparecem combinados – e é complicado resolver um sem piorar o outro.

DICA: P

rimeiramente, mudar alguns pequenos hábitos do dia a dia: evite passar a mão no cabelo para não intensificar a oleosidade e não se esqueça de aplicar o reparador de pontas diariamente. Para amenizar o problema, você pode usar um shampoo antirresíduos uma vez por semana apenas na Raíz e condicionar as pontas com uma máscara de hidratação intensa.




2 - Cabelo sem corte:




Os fios de cabelo não crescem ao mesmo tempo e de maneira regular. Essa diferença fica mais visível quando o cabelo é comprido, daí a sensação de falta de corte. 
DICA: Não tem jeito: será necessário fazer a manutenção do corte com mais freqüência – uma vez a cada dois meses costuma ser suficiente.








3 - Cabelo demora pra secar:






Só de pensar em fazer escova você já fica com preguiça do tempo que vai levar? Para diminuir o tempo.


DICA: Começar a secar pela parte de traz do cabelo, direcionando o jato para o couro cabeludo – isso vai fazer com que o ar quente se espalhe melhor. Depois, modele a franja e a parte da frente do cabelo para, no final, modelar o comprimento.








4 - Cabelo embaraça muito:











Quem tem os fios longos sabe: é só pegar um ventinho na rua para que eles fiquem emaranhados. E na hora de desembaraçar é preciso ter cuidado: cabelos compridos e finos tendem a ser mais frágeis e a quebrar com facilidade se forem puxados.




DICA:  Penteie sempre subindo a partir das pontas e, se o cabelo estiver muito embaraçado, separe-o em mexas antes de passar o pente. No banho, vale usar um pente de dentes largos na hora de retirar o condicionador ou a máscara de hidratação.






5 - Pontas duplas:








Quando os fios são longos fica mais difícil de a oleosidade da raiz passar por todo o comprimento. Resultado: pontas secas e duplas. 







DICA: Para não sofrer com o problema, a primeira dica é redobrar a atenção ao passar chapinha e secador e jamais dispensar o protetor térmico. Além disso, cortar um pouco as pontinhas danificadas periodicamente ajuda a melhorar a aparência dos fios.


By Bolsa de Mulher





E ai meninas, que acharam?  




Vamos usar essas dicas para arrasar com nossas madeixas longas?





Posta ai embaixo o que achou e se essas dicas foram úteis pra vocês.

Beijinhos Carinhosos.






-----x-----



segunda, 24 de agosto de 2015.



Como acordar com um cabelo dos sonhos com 
6 cuidados antes de dormir.



Dá para fazer hidratação noturna e levantar da cama com os fios ondulados


Trabalhar, estudar, cuidar dos filhos, namorar...Quantas tarefas cabem na rotina da mulher moderna?
Muitas, e, incrivelmente, sempre arranjamos tempo para encaixar mais alguma coisinha, especialmente se for prazeroso como ler um livro, assistir uma divertida série na TV ou conseguir cabelos sedosos e bonitos. Afinal o toque suave e macio ao alcance das mãos é uma delícia e se sentir bonita é para lá de agradável. Mas para isso não é necessário acordar e perder tempo com aquela escova às 6 da manhã. A seguir, alguns truques para levantar da cama já com as madeixas em ordem.



  • Cremes de tratamento noturno: eles têm as mais diversas funções: alguns reparam, enquanto outros nutrem, hidratam, finalizam e tem até aqueles que recuperam fios opacos. Os diversos cremes de tratamento noturno têm em comum, além de serem usados durante o sono, a textura que lembra um gel e ajuda a não sujar o travesseiro. Atenção!! Utilize 
    produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Em geral, esse tipo de creme não precisa ser lavado de manhã, ou seja, é só acordar e aproveitar os benefícios.


  • Cabelo preso na hora de dormir: antes de tudo, prender os cabelos para dormir não deve se tornar um hábito, pois com o atrito os fios podem se quebrar. Mas se a ideia é um dia ou outro acordar com cabelos ondulados, uma opção é fazer uma trança baixa e prender com um elástico revestido de tecido, para não deixar as madeixas marcadas. Para um ondulado mais intenso, a dica é passar mousse nos cabelos e prender em um coque baixo com o elástico de tecido ou grampos.



  • Hidratação com óleos vegetais: para poupar o tempo da hidratação dos cabelos diurna, uma boa opção é fazer a hidratação noturna com óleos vegetais. Por serem mais leves que os cremes, dá para usá-los durante o sono sem fazer sujeira, mas vale forrar o travesseiro com uma toalha. Algumas opções são os óleos de rosa mosqueta, amêndoas e semente de uva. O cabelo precisa ser lavado pela manhã, pois os fios podem ficar pesados. Quem tem cabelo fino deve evitar esse cuidado, pois os cabelos podem ficar muito oleosos.


  • Troque a fronha: escolha uma 100% algodão, assim o tecido fará menos atrito em contato com os fios e o resultado será madeixas mais comportadas e com menos frizz.

  • Touca? A famosa touca do tempo da vovó era feita com o cabelo molhado todo esticado para um lado e, depois de algumas horas, esticado para o outro, garantindo fios lisos. Hoje não há necessidade de passar por tudo isso para conseguir fios lisos, mas prender os cabelos retinhos, sem nenhuma dobra, numa touca feita com meia calça, ajuda a acordar com os cabelos sem marcas nem ‘cara de travesseiro' e mais lisos.

  • Cabelos sempre limpos e hidratados: truques para o cabelo dificilmente trarão resultados se ele estiver sujo ou ressecado. Cabelo hidratado significará cabelo bonito no dia seguinte. Isso não quer dizer que seja necessário lavar e hidratar todo dia, essa frequência depende de cada cabelo, mas, em média, o recomendado é lavar dia sim, dia não e hidratar pelo menos a cada 15 dias.

By Bolsa de Mulher


Bem meninas! Espero que tenham gostado.

Se colocarem em prática essas dicas, venham nos contar o que funcionou e o que não deu certo.

Beijinhos carinhosos.



-----x-----


domingo, 16 de agosto de 2015.



Recupere fios extremamente danificados em casa


Plant Intensa traz tecnologia inovadora para revitalizar os cabelos como tratamento de salão de beleza
Aquele tratamento de salão que hidrata profundamente os cabelos, deixando-os nutridos e saudáveis, agora pode ser feito em casa com Natura Plant e a linha Intensa, com fórmula tecnológica e inovadora que possui ativos naturais para recuperar os fios extremamente danificados.

Os produtos Natura Plant Intensa têm alta concentração de óleo de abissínia. Esse potente ativo, extraído das sementes de uma planta, é rico em complexos de ômegas 6 e 9 e tem uma ação reconstrutora eficiente que penetra na fibra capilar e revitaliza os cabelos até a última camada.

O tratamento começa com a Terapia Capilar Regenerativa que atua profundamente nos fios resgatando a saúde e a vitalidade. Na segunda etapa, entram em ação as Ampolas Concentradas de Manutenção, que promovem o preenchimento capilar e ajudam na continuidade do tratamento, fornecendo brilho, nutrição e força.

Guilherme Cassolari, cabelereiro oficial da Natura, explica que a nova linha de Natura Plant "é completa e proporciona efeito de hidratação e nutrição similar ou superior aos tratamentos feitos em salão, com produtos profissionais". 

Com os dois passos da Terapia Capilar Regenerativa e com as Ampolas Concentradas de Manutenção, os cabelos recuperam a vitalidade e a integridade dos fios, ficando com muito mais saúde, brilho e movimento. Para garantir os resultados, o especialista indica "aplicar a máscara com o óleo nos fios até 2 vezes por semana".


Veja, abaixo, como o tratamento é simples de ser aplicado em casa.




Passo 1 - Preparação:
Nesta etapa é utilizado o shampoo pré-tratamento capilar que tem fórmula cremosa com alto poder de limpeza eliminando os resíduos dos cabelos e deixando os fios prontos para receberem o tratamento profundo.

Modo de uso: aplique o produto nos cabelos e couro cabeludo, massageie e enxágue.








Passo 2 – Tratamento profundo:Após a preparação, os fios estão prontos para a máscara de tratamento capilar profundo. Essa máscara é combinada ao elixir de abissínia que potencializa a sua eficácia.

Modo de uso: misture os dois produtos, aplique nos cabelos, deixe agir por 5 minutos e enxágue. O tratamento é de uso contínuo e deve ser aplicado 2 vezes por semana.







Manutenção
Para prolongar o efeito do tratamento e ajudar na manutenção do brilho, nutrição e força dos cabelos é aconselhável o uso das ampolas concentradas. Elas trazem força e preenchimento dos fios com aminoácidos e óleo de abissínia em sua tecnológica fórmula.

Modo de uso: aplique todo o conteúdo da ampola nos cabelos, espalhando mecha por mecha, do comprimento às pontas dos fios. Deixe agir de 3 a 5 minutos e enxágue bem.

By Natura


Espero que gostem dessa dica. 

Como usuária da linha Natura Plant posso afirmar que estou muito satisfeita com os produtos.  Meus cabelos estão com aspecto mais saudáveis, macios, hidratados e perfumadíssimos, e o melhor, sem gastar rios de dinheiro em salão de beleza.

Se alguém já experimentou, deixa sua opinião e sugestões pra gente!!

Beijinhos carinhosos.






----- x -----

segunda-feira, 10 de agosto de 2015.




Cuidados no banho, com a alimentação e uso dos produtos adequados mantêm fios bonitos.

Ficar com um cabelo bonito é um desejo que não sai da cabeça de nenhuma mulher. Para manter os fios brilhantes, fortes e macios, como os que aparecem nas capas de revista, é preciso tomar alguns cuidados básicos, seja na hora do banho ou fazendo os penteados.

Para ajudar nessa missão cabeluda, a dermatologista Carolina Reaton Marçon e o top cabeleireiro da Natura, Gui Cassolari, elegeram abaixo os 10 mandamentos para ter um cabelo saudável. 

1 – A beleza vem de dentro
A forma como você se alimenta atua diretamente na saúde dos cabelos e do couro cabeludo: consuma diariamente verduras, legumes e frutas para ajudar na reposição de vitaminas e sais minerais, lembra a dermatologista. “Além de ajudar a manter o corpo em forma e a sua saúde em dia, uma alimentação saudável e balanceada lhe ajuda, também, a ter cabelos fortes, bonitos e brilhantes.”

2 – Água quente, cabelo doente                                                                                       
Um banho bem quente pode até ser relaxante para o corpo, mas é péssimo para os cabelos. A temperatura aumenta a oleosidade do couro cabeludo, facilitando o aparecimento de seborreia e aumentando a queda. 

Carolina reforça, ainda, que “a água quente desencadeia a remoção da camada que promove a hidratação e a proteção natural dos fios, deixando-os secos, opacos e com frizz”. O ideal, portanto, é lavar os cabelos com água morna. E quando tomar banho quente no inverno, seja breve debaixo do chuveiro.

3 – Espuma legal 
Alguns gestos no momento da limpeza também contribuem para a saúde dos fios. “Não exagere no shampoo, nem o coloque diretamente sobre a cabeça. Espalhe-o nas mãos e só depois passe na cabeça com as pontas dos dedos, nunca com as unhas”, ensina a dermatologista.

4 – Desembaraçar para não quebrar
Pentear os cabelos de forma errada é uma das principais causas de quebra dos fios. Para evitar o dano, Gui Cassolari aconselha “desembaraçar os cabelos no banho, com a ajuda do condicionador e um pente largo”. O especialista diz que esse cuidado é fundamental para quem tem cabelos frágeis e fios sensibilizados, pois diminui a queda.

5 – Hidratação reparadora
Quem usa produtos de cuidados específicos para as necessidades dos seus fios está no caminho certo para ter o cabelo saudável. As ampolas são perfeitas para quem está precisando de uma nutrição profunda em poucos minutos. 

A Ampola Multibenefícios de Reparação Capilar, de Plant, é o tratamento ideal para quem quer rapidez e eficiência. Use quando sentir que seus fios precisam de um tratamento de resgate, ou seja, se estiverem porosos, ásperos e sem brilho”, recomenda Cassolari.

6 – Modelado e lindo
Exagerar no secador, na chapinha e no babyliss faz mal, e isso não é novidade. Usar esses apetrechos de modo inadequado pode ressecar, queimar e até quebrar o cabelo. Para não ter erro antes de modelar os fios, retire o excesso de água com uma toalha, sem esfregar. “Nunca encoste o bico do secador diretamente no cabelo e sempre seque os fios antes de passar a chapinha ou o babyliss”, indica o top cabeleireiro da Natura. 

7 -  Química com saúde
A química pode mudar a textura e a cor dos cabelos. Mas quanto mais radical a mudança, maior é o dano. “O melhor é escolher um estilo mais próximo à estrutura natural do seu cabelo e uma cor mais próxima da sua tonalidade natural. Isso irá minimizar os danos aos fios”, indica a dermatologista. “Caso opte por escovas progressivas, prolongue o tempo entre os procedimentos para ao menos 6 meses.”

8 – Penteados do bem
Variar a forma de prender os cabelos é mesmo uma delícia e um bom truque para renovar o visual. No entanto, é preciso ficar atento na hora de se produzir. Gui Cassolari aconselha o usos de presilhas do tipo jacaré ou de elásticos forrados, acessórios que promovem menor atrito com os fios.

“Tranças apertadas, rabos de cavalo e coques muito puxados podem danificar o cabelo. A tração causada por esses penteados, principalmente contínua e frequente, pode causar tensão suficiente para provocar ruptura do fio ou alopecia de tração [queda dos fios]”, explica Carolina.  

9 – Previsão do tempo
Adaptar os cuidados de acordo com o clima é uma decisão inteligente. Nessa época de dias mais quentes, proteja os cabelos do sol usando chapéu e mantenha os fios bem hidratados. “Evite o ar condicionado, pois ele deixa o cabelo ressecado e mais frágil, retirando todo o brilho.”, aconselha a dermatologista. 

10 – Dicas do especialista, não do amigo 
Todo mundo conhece alguma história desastrosa de tentativas de corte ou procedimentos químicos de cabelos em casa. Para as mudanças mais radicais, procure sempre um profissional especializado. O mesmo vale para se você notar alguma diferença estranha nos fios ou no couro cabeludo. 

“O ideal é que seja feita uma avaliação por um especialista, que irá identificar os motivos das alterações e direcionar o tratamento para tal. Muitas vezes existem alterações hormonais ou metabólicas que precisam ser controladas para que os fios cresçam saudáveis”, finaliza Carolina.
 By Natura

Produtos Relacionados:







Condicionador Pós Química






Shampoo Hidratação







Condicionador Hidratação








Máscara Hidratação Intensa




Até a próxima dica.



E ai, gostaram?  Dê sua opinião ai embaixo!

Beijos Carinhosos.


----- x -----


quarta-feira, 05 de agosto de 2015.


Cuidados especiais para nossos fios

Primeiro vamos conversar sobre como é formado nosso cabelo:

A fibra capilar, ou toda a extensão dos fios, é dividida em três partes com funções diferentes que, unidas, deixam seus cabelos bonitos e saudáveis: a cutícula, o córtex e a medula.

Os cabelos precisam de cuidados e hidratação constantes, mas você sabe por quê? A fibra capilar, ou toda a extensão dos fios, é dividida em três partes com funções diferentes que, unidas, deixam seus cabelos bonitos e saudáveis. Os tratamentos funcionam para corrigir problemas causados por química e agentes externos, como a poluição, e garantir que a cutícula, o córtex e a medula funcionem corretamente.

CUTÍCULA: CAMADA MAIS EXTERNA QUE DEIXA OS FIOS HIDRATADOS

CÓRTEX: RESPONSÁVEL PELA FORMA, COR E RESISTÊNCIA

MEDULA: RESPONSÁVEL POR DISTRIBUIR MINERAIS E NUTRIENTES ATÉ AS PONTAS


By Loreal

Diferença entre cabelo danificado, poroso e ressecado:

Que os maiores vilões dos cabelos saudáveis são as agressões diárias do meio ambiente e a mistura excessiva de produtos químicos todas as mulheres sabem de cor e salteado, só que não dá pra resistir a uma mudança radical de visual para elevar e melhorar a autoestima. 

Em meio a todos estes processos femininos, quase sempre inevitáveis, os cabelos sempre acabam ganhando um aspecto danificado, poroso ou ressecado. Mas, você sabe qual é a diferença entre estes três tipos de madeixas? E você sabe dizer para si mesma quais são as imperfeições que os seus próprios cabelos sofrem, sem generalizar?

CABELO RESSECADO
Em ordem de gravidade, um cabelo ressecado apresenta menos desgastes que os demais tipos de madeixas, sendo a imperfeição mais leve das três citadas, motivo pelo qual se torna mais fácil recuperar os fios com um tratamento adequado seguido à risca. Geralmente quem possui cabelos ressecados são as mulheres que possuem cabelos virgens, ou seja, cabelos naturais que nunca passaram por alisamentos, descolorações e tinturas permanentes. Neste caso, as agressões são acometidas por agressões diárias do meio ambiente e pelos banhos de brilho, bem como o uso de processos mecânicos, como, por exemplo, o babyliss, a chapinha e o secador.

Também são características dos cabelos ressecados as raízes oleosas e as pontas secas, imperfeições estas que são ocasionadas pela falta de umidade natural e pela falta de nutrientes essenciais nos fios. Em suma, quando falta um nível de umidificação na estrutura dos cabelos, a oleosidade natural deve percorrer os fios das raízes até as pontas para salvá-los, mas por conta do ressecamento, isto não acontece. Já quando os cabelos passaram por algum processo químico e não são virgens, o ressecamento acaba tendo um pouco mais de gravidade. É o caso dos fios armados, ásperos, duplicados, embaraçados, fragilizados, frisados e volumosos.

CABELO POROSO
Na escala de gravidade, um cabelo poroso está mais estragado que o ressecado e menos grave que o danificado. Esta etapa ocorre com o uso de processos mecânicos, como, por exemplo, o babyliss, a chapinha e o secador, em conjunto com a aplicação consecutiva de produtos químicos, como, por exemplo, alisamentos, banhos de brilho, descolorações, matizações, tinturas permanentes e tonalizações temporárias. Os cabelos porosos podem ser identificados pela quebra e pela queda dos fios, que fazem os cabelos afinarem e perderem volume. Em suma, quando as agressões não são tratadas, o cimento intercelular que suporta a fibra capilar se rompe.

As consequências dos cabelos porosos, além da quebra, da queda e do afinamento, são: a formação de nós, a falta de elasticidade e o ressecamento intenso. Mas, as principais características vão além: com as cutículas abertas e rompidas, os produtos químicos e os produtos de tratamento intensivo não fixam nos cabelos porosos. Por causa disso, é necessário utilizar produtos reconstrutores, de alta qualidade, que realizam a reposição da massa capilar dos cabelos. Apenas após a reestruturação do cimento intercelular rompido é que as ações hidratantes e as ações nutritivas conseguem produzir efeitos positivos nos fios sem serem absorvidas por completo.

CABELO DANIFICADO
Na escala de gravidade, um cabelo danificado é o que mais grita, literalmente, por socorro. Caso não seja devidamente manuseado e tratado por um profissional da área capilar, este tipo de cabelo pode acabar sofrendo um corte químico, ou seja, a desesperadora quebra capilar, que começa pelas pontas ou até mesmo pelas raízes. Nos casos menos radicais, o ideal é cortar os fios e mantê-los em repouso com tratamentos reconstrutores ao invés de insistir na adição de novos processos químicos. Estes fios são especificamente aqueles que são descoloridos, relaxados ou alisados. Na maioria das vezes, possuem as três químicas simultaneamente.


Ao realizar descolorações fortes nos cabelos, principalmente se os mesmos já estiverem ressecados e porosos ao limite, a principal consequência é a obtenção dos fios danificados, que se caracterizam primeiramente pelo efeito chiclete, ou seja, quando os fios se tornam elásticos ao serem levemente puxados. Este efeito ocorre porque os fios se enrolam e quebram ao invés de retornarem ao estado que estavam antes de serem levemente puxados. Para tratar os cabelos danificados neste nível, é necessário abrir mão tanto dos processos mecânicos quanto dos processos químicos para que os fios possam respirar e fixar os produtos adequados de tratamento.

Agora que você já sabe identificar se seu cabelo precisa de tratamento para Cabelos Ressecados, Porosos ou Danificados, vá até o Espaço Natura - Dona Bebel e veja na guia cabelos, o melhor tratamento para o que você precisa.

Em um próximo post, falaremos dos produtos Natura para cada tipo de tratamento (estou preparando esse material e postarei na semana que vem).

Beijos carinhosos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário